fbpx

Como ler livros difíceis e entender

Como ler livros, Mortimer Adler, leitura inspecional

O principal erro ao ler um livro considerado difícil é depositar esperanças na idéia de compreender tudo já na primeira leitura. Muitos leitores de primeira viagem ficam frustados e param na primeira frase que não conseguiram entender.

Mortimer Adler, autor de “Como ler livros“, dizia que ao encarar um livro difícil pela primeira vez, leia-o sem parar, isto é, sem se deter nos trechos mais espinhosos e sem se prender nos pontos que ainda permanecem incompreensíveis, isto é, siga adiante sem interromper a leitura.

No geral, acontece exatamente o contrário, somos ensinados a pesquisar em enciclopédias, notas de rodapé, comentários acadêmicos, dicionários e demais obras de referências quando topamos com passagens difíceis, alusões e conceitos que não compreendemos.

O resultado é que os leitores iniciantes não terminam as obras difíceis e, consequentemente, não conseguem ter uma visão abrangente do livro. Quando chegam ao fim de uma peça de Shakespeare, por exemplo, não se lembram mais do nada do início.

De fato, é melhor ter entendido 50% do livro na primeira leitura, para depois se deter nos trechos mais complicados numa segunda leitura, do que interromper o processo totalmente e nunca concluir a tarefa.

Existe um método certo para fazer essa “pré-leitura” que é ensinado por Adler e é o que falamos neste quarto episódio da série “Guia de sobrevivência para leituras“.

Confira em detalhes ouvindo o podcast abaixo:

Escute também no
Spotify |Deezer | Itunes | Youtube

Ouça os episódios anteriores da série:

Adquira já a quarta edição da revista Chronus. Basta assinar o OliverClub:

📺 Assine e tenha acesso ao Teatro das Idéias, guia bibliográfico e o grupo do Telegram: OliverClub
——
📱 Podcast OliverTalk nas melhores plataformas: podlink.to/oliver
——
📺 Entre para nossa lista VIP e não perca mais nenhum episódio:
olivertalk.com/lista/
——
📺 Loja de roupas de Romanini: bit.ly/2lAfTSp
——-
📺Canais Oliver: linktr.ee/olivertalk
📺Canais André Assi Barreto: http://linktr.ee/aassibarreto

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 4