fbpx

TI #1: A Greve do Sexo e a ditadura militar brasileira

vocação, teste de vocação, oq é vocação, o que é vocação, o'que é vocação, a vocação, vocação religiosa, vocação significado, vocação sacerdotal

Sem dúvida, um dos temas menos estudados da história do Brasil é o teatro brasileiro durante a ditadura militar. Menos ainda como uma peça grega antiga, A Greve do Sexo ou Lisístrata , foi utilizada contra o regime na época.

Durante a ditadura, a esquerda utilizou de inumeráveis meios culturais para impor a sua agenda: feminismo e comunismo.

Sabemos que nessa época, a despeito de existir um governo contra o comunismo, as Universidades propagavam as ideologias marxistas em vários pequenos grupos de estudantes.

E no teatro brasileiro não foi diferente. Ruth Escobar, por exemplo, encenou a peça Lisístrata na tradução de Millôr Fernandes. Que deu um tom mais ideológico para a peça.

Lísistrata, cujo nome pode ser traduzido como “Dissolve-tropa”, é a peça mais popular de Aristófanes no Brasil, muito devido a interpretação que as feministas fizeram da obra.

A heroína, que leva o nome da peça, pensa que a única maneira de parar uma guerra fratricida entre Atenas e Esparta é convocando as mulheres gregas para fazer uma greve do sexo. Desta maneira, pensa Lísistrata, os homens iriam desistir da guerra.

Evidentemente, a obra de Aristófanes foi interpretada por um viés feminista no Brasil durante a ditadura.

O caso mais curioso ocorreu com o deputado Márcio Moreira Alves (MDB/GB), em um discurso no Congresso Nacional, convocou as mulheres brasileiras para uma greve do sexo a fim de dissolver a ditadura.

Não é apenas uma mera coincidência com a peça de Aristófanes, antes do discurso, o deputado tinha assistido a peça Lisístrata na montagem de Ruth Escobar.

O episódio ficou conhecido como “Operação Lisístrata”, com o objetivo de capitalizar a indignação das mães e esposas para afetar o orgulho dos soldados e montar uma resistência feminista.

Não acaba por aí, a história é longa e conto para os assinantes do Teatros das Idéias . Assine e faça parte de nossa escola de formação cultural.

As aulas são quinzenais. Acontecem aos sábado às 11h. Fica gravada para quem não puder assistir.

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar. Assine o OliverClub aqui.

Deixe seu comentário

Episódio 1