fbpx

Arte #5: Arte moderna: De Monet a Van Gogh

arte,van gogh,cézanne,claude monet,monet,Georges Seurat,Gauguin,Renoir,rookmaaker,impressionismo,impressionismo e pós impressionismo,pintura,gauguin,gauguin viagem ao taiti,kandinsky,kandinsky obras,livros de história da arte,livros sobre história da arte,história da arte,arte paris,arte moderna,Goya,Delacroix,Constable,Corot,Courbet,Daumier,realismo,realismo e naturalismo,Manet

Continuando a nossa série “Como entender obras de arte”, já passamos pela arte antiga, religiosa, pagã, iluminista e realista. Eis que chegamos na arte moderna e iremos falar dos artistas entre Monet a Van Gogh.

Os artistas do período anterior como Goya, Delacroix, Constable, Corot, Courbet, Daumier e Manet esforçaram-se para perceber algumas das consequências dos novos princípios iluministas na arte: tratar as pinturas de uma maneira mais realista, expressar aquilo que o olho vê.

Diante desse realismo, o que restava pintar? Já que as únicas coisas reais e verdadeiras são as que se veem e o resto é fachada.

Foi aqui que os impressionistas entraram em cena e, os pós-impressionistas, logo depois. Artistas como Monet, Renoir, Gauguin, Seraut, Van Gogh e Cézanne serão estudados neste podcast.

Esses seis artistas são importantes, pois são a semente da arte moderna. Em uma carta enviada a um amigo, Gauguin conclama que as próximas gerações de artistas rompam com toda a arte tradicional. Indo para além de toda técnica artística já inventada:

“De agora em diante, a próxima geração é independente e está livre de qualquer entrave […] Para isso, é preciso lançar-se na batalha contra todas as escolas, sem distinção, não só as menosprezando, mas por meio de algo mais, insultando não somente os artistas oficiais (os artistas de salão), mas também os impressionistas, os neoimpressionistas, o público velho e novo”

Apenas entendendo Gauguin será possível compreender o desenrolar da arte moderna nos dias de hoje.

Para acompanhar o podcast, deixamos aqui os quadros utilizados para que você visualize cada um deles, quando citados durante o áudio. O pod está logo abaixo, depois dos quadros de arte.

Renoir 1841-1919

Quadro: Le moulin de la galette

Claudet Monet: 1840-1926

Quadro: Quai du louvre
Quadro: Álamo em Giverny
Quadro: Nascer do sol
Quadro: Catedral de Ruão

Paul Gauguin: 1848-1903

Quadro: Visão depois do Sermão
Quadro: De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?
Quadro: O pintor de Girassóis

Seurat: 1859-1891

Quadro: Painting Model
Quadro: Poder-Possa

Van Gogh: 1853-1890

Quadro: Auto Retrato – orelha enfaixada
Quadro: Noite estrelada

Cézanne: 1839-1906

Quadro: Pirâmide de crânios

Confira em detalhes ouvindo o podcast abaixo.

Escute também no
Spotify |Deezer | Itunes

Escute os episódios anteriores da série:

Adquira já a quinta edição da revista Chronus. Nesta edição, temos um artigo exclusivo sobre Eric Voegelin :

“Nazistas e comunistas acreditavam ter descoberto a fórmula para a realização de uma ordem social perfeita. Os primeiros acreditavam nisso por meio da purificação racial; os segundos por meio da purificação de classe.”

Escrito pelo nosso colunista André Assi Barreto que também fez uma série de podcasts sobre o autor. Você pode conferir aqui. Além disso, há mais podcasts de Voegelin para os assinantes do OliverClub.

Na revista também está a bibliografia dos podcasts 39 ao 49. Contendo os livros, artigos, músicas e vídeos de todo o material que usamos.

Quem assina o OliverClub tem direito a revista mensal, pods exclusivos, aulas sobre a Vida Intelectual, nosso programa de formação cultural Teatro das Idéias, grupo no Telegram e muito mais.

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar.

Assine aqui:

📺 Assine e tenha acesso ao Teatro das Idéias, guia bibliográfico e o grupo do Telegram: OliverClub
——
📱 Podcast OliverTalk nas melhores plataformas: podlink.to/oliver
——
📺 Entre para nossa lista VIP e não perca mais nenhum episódio:
olivertalk.com/lista/
——
📺 Loja de roupas de Romanini: bit.ly/2lAfTSp
——-
📺Canais Oliver: linktr.ee/olivertalk
📺Canais André Assi Barreto: http://linktr.ee/aassibarreto

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 11