fbpx

A#7: Livros e frases de Mário Sérgio Cortella. Fazem sentido?

filosofia,cortella,mario sergio cortella,Mario Sergio Cortella,mário cortella,mario cortella,mário sergio cortella,mario sergio cortella frases,sergio cortella,frases mario sergio cortella,mário sérgio cortella,cortella frases,cortella livros,como cortella defende o sentido da vida,o que cortella diz sobre pessoas que tem como objetivo de vida fazer apenas aquilo de que gostam,cortella porque fazemos o que fazemos,cortella qual é a tua obra,cortella quem é você

Livros e frases de Mario Sergio Cortella, fazem sentido? Nesta série de análises de livros esquerdistas, a bola da vez foi o livro Filosofia: e nós com isso?, do filósofo pop e paulofreireano Mario Sergio Cortella.

Mario Sergio Cortella forma a trinca da filosofia de palco juntamente com o historiador Leandro Karnal e o professor de Filosofia Clóvis de Barros Filho.

O livro foi escolhido na expectativa de conter um argumento central, uma linha de raciocínio e sua respectiva defesa, mas na verdade é apenas uma defesa e introdução à filosofia regada de detalhes autobiográficos. Onde está o problema nisso? Não exatamente na existência da obra em si, já que introduções à filosofia têm o seu valor, mas em vender esse tipo de produto como exemplo de obra filosófica.

O mal de Cortella está, justamente, em trivialidades vendidas como coisas profundas, mediadas por erudição, citações soltas e análises etimológicas. Nada disso é Filosofia.

Confira em detalhes ouvindo o podcast abaixo:

Escute também no
Spotify |Deezer | Itunes

Ouça os episódios anteriores da série:

Adquira já a quinta edição da revista Chronus. Nesta edição, temos um artigo exclusivo sobre Eric Voegelin sobre a “Política como religião“.

“Nazistas e comunistas acreditavam ter descoberto a fórmula para a realização de uma ordem social perfeita. Os primeiros acreditavam nisso por meio da purificação racial; os segundos por meio da purificação de classe.”

Escrito pelo nosso colunista André Assi Barreto que também fez uma série de podcasts sobre o autor. Você pode conferir aqui. Além disso, há mais podcasts de Voegelin para os assinantes do OliverClub.

Na revista também está a bibliografia dos podcasts 39 ao 49. Contendo os livros, artigos, músicas e vídeos de todo o material que usamos.

Quem assina o OliverClub tem direito a revista mensal, pods exclusivos, aulas sobre a Vida Intelectual, nosso programa de formação cultural Teatro das Idéias, grupo no Telegram e muito mais.

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar.

Assine aqui:

📺 Assine e tenha acesso ao Teatro das Idéias, guia bibliográfico e o grupo do Telegram: OliverClub
——
📱 Podcast OliverTalk nas melhores plataformas: podlink.to/oliver
——
📺 Entre para nossa lista VIP e não perca mais nenhum episódio:
olivertalk.com/lista/
——
📺 Loja de roupas de Romanini: bit.ly/2lAfTSp
——-
📺Canais Oliver: linktr.ee/olivertalk
📺Canais André Assi Barreto: http://linktr.ee/aassibarreto

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 52