fbpx

HV#10: Pós-modernismo e marxismo: o último golpe contra a verdade

relativismo social, relativismo significado, relativismo religioso, relativismo cultural e etnocentrismo, relativismo moral, relativismo cultural

Estamos nos aproximando do fim da série “História da Verdade” e hoje iremos falar sobre a relação entre pós-modernismo e marxismo. O pós-modernismo pode ser compreendido como o movimento mais amplo e complexo que reúne em torno de si todos os relativismos: o relativismo moral e cognitivo da filosofia, o relativismo cultural da antropologia, o relativismo estético das artes e o desconstrucionismo na literatura.

O pós-modernismo, portanto, como argumenta o filósofo Stephen Hicks no livro Explicando o Pós-modernismo, é a epistemologia da esquerda, que é um resultado direto do fracasso teórico e prático experimentado pelo socialismo ao longo do século XX.

Assim, pós-modernismo e marxismo estabeleceram uma ponte impensável, ainda que o marxismo clame para si a condição de “científico”, apenas render-se a um radical relativismo poderia garantir sua manutenção na arena intelectual.

No podcast também mencionamos o clássico livro sobre o tema, Imposturas Intelectuais, de dois físicos – Alan Sokal e Jean Bricmont. Na obra, os dois expões o pós-modernismo como uma doutrina obtusa, radicalmente relativista, que apenas se serve de discurso críptico e jargão científico para causar a impressão de verdade e profundidade.

Portanto, fechando a série, o relativismo sobrevive por ser uma resposta e tentativa de sobrevivência da cosmovisão de esquerda, tendo papel fundamental, inclusive, em parir as políticas identitárias.


Confiram em detalhes ouvindo o podcast abaixo.

Capa feita por Romanini da Wake Up Imperium

Escute também no
Spotify |Deezer | Itunes

Escute os episódios anteriores da série:

Adquira já a quinta edição da revista Chronus. Nesta edição, temos um artigo exclusivo sobre Eric Voegelin :

“Nazistas e comunistas acreditavam ter descoberto a fórmula para a realização de uma ordem social perfeita. Os primeiros acreditavam nisso por meio da purificação racial; os segundos por meio da purificação de classe.”

Escrito pelo nosso colunista André Assi Barreto que também fez uma série de podcasts sobre o autor. Você pode conferir aqui. Além disso, há mais podcasts de Voegelin para os assinantes do OliverClub.

Na revista também está a bibliografia dos podcasts 39 ao 49. Contendo os livros, artigos, músicas e vídeos de todo o material que usamos.

Quem assina o OliverClub tem direito a revista mensal, pods exclusivos, aulas sobre a Vida Intelectual, nosso programa de formação cultural Teatro das Idéias, grupo no Telegram e muito mais.

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar.

Assine aqui.

📱 As 4 aulas sobre as raízes filosóficas do globalismo, as 5 aulas da Semana do Globalismo, a live de tira-dúvidas exclusiva para os alunos que acontecerá em novembro e 3 meses de OliverClub.

Compre por esse link: http://olivertalk.com/curso-globalismo/

📺 Assine e tenha acesso ao Teatro das Idéias, guia bibliográfico e o grupo do Telegram: OliverClub
——
📱 Podcast OliverTalk nas melhores plataformas: podlink.to/oliver
——
📺 Entre para nossa lista VIP e não perca mais nenhum episódio:
olivertalk.com/lista/
——
📺 Loja de roupas de Romanini: bit.ly/2lAfTSp
——-
📺Canais Oliver: linktr.ee/olivertalk
📺Canais André Assi Barreto: http://linktr.ee/aassibarreto

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 11