fbpx

VI #1: Vocação, Profissão e Vida Intelectual: como conciliar?

vocação, teste de vocação, oq é vocação, o que é vocação, o'que é vocação, a vocação, vocação religiosa, vocação significado, vocação sacerdotal

Uma dúvida frequente dos ouvintes do Olivertalk é como conciliar uma profissão com uma vocação intelectual.

As nossas caixas de mensagens de todas as redes sociais ficam lotadas com esse tipo de pergunta.

Por um lado, essa dúvida é muito boa, pois mostra que o sujeito despertou de um sono intelectual que nosso ambiente cultural provoca.

Por outro lado, essa dúvida pode se transformar em angústia.

Na maior parte dos casos, a pessoa tem um emprego que não está de acordo com aquilo que deseja para a vida, muito menos, para uma suposta vida intelectual.

Esse conflito entre o sonho e o emprego foi muito bem explorado no livro “O Feijão e o Sonho“, escrito por Orígenes Lessa, que narra a luta interior entre o que a sociedade impõe e o que realmente é melhor.

Este drama retrata a vida no Brasil: uma dualidade entre pessoas que desprezam o conhecimento; e outras que buscam o conhecimento, mas desprezam a realidade.

Esse também é o conflito de muitos, pois ao pensar a vida intelectual, imaginam alguém velho, barbudo, sentado em frente a uma lareira, lendo Descartes e se perguntando se a realidade existe.

Contudo, não é assim que funciona, nada em nossa vida pode ser descartado. Já fiz um podcast dizendo que o ideal é ler Shakespeare enquanto está trabalhando no Telemarketing.

Uma coisa não anula a outra. Você precisa de um emprego para honrar a sociedade que vive, ou seja, não ter nome sujo na praça. Porém, a vida intelectual não pode ser descartada porque não se dispõe de um ambiente ideal.

Ambiente ideal“, por sinal, é uma das maiores bobagens no imaginário brasileiro.

Essa mentalidade foi retratada por Lima Barreto, no livro Triste fim de Policarpo Quaresma, em que uma das vizinhas linguarudas questiona porque Major Quaresma tem tantos livros, “se não é nem bacharel?”

É importante ter em mente que uma profissão que não condiz com sua vida intelectual é um componente da sua vocação.

Vocação também é saber enfrentar os problemas. Nada na nossa vida pode ser descartado. Todo emprego que você passou há a possibilidade de ter aprendido algo que vai te ajudar no futuro.

Mas como descobrir a vocação? Ah, o conteúdo continua em vídeo para os assinantes do OliverClub.

Assine e faça parte de nossa escola de formação cultural.

As aulas sobre a vida intelectual são mensais. Ficam gravadas para quem não puder assistir.

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar. Assine o OliverClub aqui.

Deixe seu comentário

Episódio 1