fbpx

Guia #9: Ler notícias não te deixa bem informado

o que noticia e reportagem, porque noticia do bem nao viraliza, por que noticia, é noticia em 2 minutos, noticia como fazer, quem noticia, noticia com interpretação, noticia e reportagem, notícia de hoje, jornalismo, jornalismo da globo, jornalismo record, faculdades de jornalismo, blog

Chegamos no nono episódio da nossa série “Guia de Sobrevivência para Leituras” e hoje iremos falar como ler jornais, revistas e notícias no geral.

Mortimer Adler explica que leitura de notícia não é tão simples quanto se imagina, pois depende muito de quem a escreveu e por qual motivo.

Na leitura de um jornal, queremos saber o que, como, quando, onde e por que aconteceu tão fato. Podemos dizer que o jornalista seria uma espécie de historiador que narra os acontecimentos atuais.

Milhares de acontecimentos estão ocorrendo no mundo neste instante e é impossível acompanhá-los, por isso que dependemos, felizmente ou infelizmente, das agências de notícias para nos comunicar.

Eis o problema: o fato ocorreu, mas quem o transmite pode deturpá-lo.

Idealmente, aponta Adler, todo jornalista se acha um espelho límpido em que a realidade é refletida. Contudo, vemos que esse espelho é muita vezes trincado.

Além disso, temos o problema dos títulos das notícias.

Sabendo que a maioria dos consumidores de notícias apenas leem as manchetes, os jornais, tanto digitais quanto eletrônicos, investem cada vez mais em títulos que fazem o público ficar indignado gerando engajamento, ou seja, cliques e compartilhamentos daquela notícia nas redes sociais.

Por isso, Adler passa 5 técnicas para não ficar apenas informado, mas para compreender o que está por trás da notícia. São elas:

1. O que o jornalista da notícia pretende provar?
2. Quem o jornalista pretende convencer?
3. O jornalista acredita que o leitor já tenha algum conhecimento sobre o assunto?
4. O jornalista usa alguma linguagem peculiar?
5. O jornalista sabe do que está falando?


Ao saber as repostas dessas cinco perguntas, o leitor conseguirá ir além da informação, irá compreender.

Isso pode mudar tudo.

Confira em detalhes ouvindo o podcast abaixo.

Capa feita por Romanini da Wake Up Imperium

Escute também no
Spotify |Deezer | Itunes

Escute os episódios anteriores da série:

Adquira já a quinta edição da revista Chronus. Nesta edição, temos um artigo exclusivo sobre Eric Voegelin :

“Nazistas e comunistas acreditavam ter descoberto a fórmula para a realização de uma ordem social perfeita. Os primeiros acreditavam nisso por meio da purificação racial; os segundos por meio da purificação de classe.”

Escrito pelo nosso colunista André Assi Barreto que também fez uma série de podcasts sobre o autor. Você pode conferir aqui. Além disso, há mais podcasts de Voegelin para os assinantes do OliverClub.

Na revista também está a bibliografia dos podcasts 39 ao 49. Contendo os livros, artigos, músicas e vídeos de todo o material que usamos.

Quem assina o OliverClub tem direito a revista mensal, pods exclusivos, aulas sobre a Vida Intelectual, nosso programa de formação cultural Teatro das Idéias, grupo no Telegram e muito mais.

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar.

Assine aqui.

📱 As 4 aulas sobre as raízes filosóficas do globalismo, as 5 aulas da Semana do Globalismo, a live de tira-dúvidas exclusiva para os alunos que acontecerá em novembro e 3 meses de OliverClub.

Compre por esse link: http://olivertalk.com/curso-globalismo/

📺 Assine e tenha acesso ao Teatro das Idéias, guia bibliográfico e o grupo do Telegram: OliverClub
——
📱 Podcast OliverTalk nas melhores plataformas: podlink.to/oliver
——
📺 Entre para nossa lista VIP e não perca mais nenhum episódio:
olivertalk.com/lista/
——
📺 Loja de roupas de Romanini: bit.ly/2lAfTSp
——-
📺Canais Oliver: linktr.ee/olivertalk
📺Canais André Assi Barreto: http://linktr.ee/aassibarreto

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 9