fbpx

49: A Politica Como Religião: Introdução a Eric Voegelin | Andre Assi

O filósofo germano-americano Eric Voegelin (1901-1985) oferece, ao longo de sua considerável obra, uma nova abordagem para a ciência política e novas ferramentas para a filosofia política. Felizmente dispomos, como porta de entrada para seu pensamento, de um conjunto de declarações expressas no livro póstumo Reflexões Autobiográficas (1989), utilizado em grande parte para colher as informações desse episódio do OliverTalk.

Os principais temas de sua vida e filosofia (aspectos entrelaçados pela consciência individual) são abordados na obra, de maneira que podemos destacar os seguintes aspectos:  A) a questão da biografia que se entrelaça à filosofia e os aspectos determinantes da vida e formação de Eric Voegelin; B) a questão nazista, a explicação de Voegelin para a ascensão do nazismo e do caráter de Hitler em Hitler e os Alemães; C) a questão da ideologia e o sacrifício da realidade no altar ideológico e D) a questão das religiões políticas: a evolução de um conceito voegeliniano.

Nesse podcast, em caráter introdutório, tratamos principalmente dos aspectos A e D, isto é, alguns elementos da vida de Voegelin úteis à compreensão de seu pensamento e também do conceito de religiões políticas, já um tanto notabilizado, mas que ainda merece e requer compreensão e esclarecimentos. Enjoy!

Arte da capa: Romanini

Ouça também no
Spotify |Deezer | Itunes | Youtube

Lançamos a terceira revista Chronus – guia de leitura do podcast OliverTalk 17 ao 27. Com toda bibliografia desses episódios. Assine o OliverClub para ter acesso

Peterson, Chronus, Olivertalk, apoia.se

📺 Assine e tenha acesso a podcast exclusivos, guia bibliográfico e o grupo do Telegram: apoia.se/olivertalk
——
📱 Podcast OliverTalk nas melhores plataformas: podlink.to/oliver
——
📺 Entre para nossa lista VIP e não perca mais nenhum episódio:
olivertalk.com/lista/
——
📺 Loja de roupas de Romanini: bit.ly/2lAfTSp
——-
📺Canais Oliver: linktr.ee/olivertalk
📺Canais André Assi Barreto: http://linktr.ee/aassibarreto

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 1