A “filósofa” Marcia Tiburi é conhecida por sua elevada contribuição no mundo intelectual. A carreira da professora inclui ter o total de 5,85% dos votos válidos ao concorrer como governadora do Rio de Janeiro pelo PT, diálogos anais, apologia aos marginais contra o capital e ser versão piorada da Vera Magalhães no programa “Saia Justa”.

Mas não iremos falar desses momentos ilustres, nosso objetivo é mais singelo: analisar o livro “Como conversar com um fascista, da “filósofa” Marcia Tiburi.
A obra não é um manual prático sobre como efetivamente dialogar com um fascista, mas trata sim do que é esse sujeito que, segundo a professora, nasceu nas chamas do ódio infernal.
Não espere por um raio-x da história da doutrina que tem Mussolini como seu expoente político. A obra é uma série de textos diversos que não tem necessariamente uma ligação. Um capitulo diz sobre como dialogar com um fascista e outro fala de como vencer a depressão.
O estilo é acadêmico, árido e prolixo (tão chato quanto essa palavra). A autora entende que a realidade pode ser interpretada pela lente política; todas as coisas visíveis e invisíveis são vistas a partir dos olhos lulistas de nossa filósofa.
Um outro nome bom para o livro seria “Como ser amigo da Marcia Tiburi”, de Oliver. Basta apenas seguir uma receita simples:
1. Ser petista;
2. Ser fã de Adorno, Walter Benjamin e Foucault;
3. Sentimentalismo;
4. Filosofia como instrumento petista;
5. Todos são fascistas em potencial;
6. Tudo é subjetivo.
Confira em detalhes ouvindo o podcast abaixo.
Compre aqui o livro da filósofa e se divirta: Como conversar com um fascista
Escute também no
Spotify |Deezer | Itunes | Youtube
Ouça também os outros episódios:
📺 Assine e tenha acesso ao Teatro das Idéias, guia bibliográfico e o grupo do Telegram: OliverClub
——
📱 Podcast OliverTalk nas melhores plataformas: podlink.to/oliver
——
📺 Entre para nossa lista VIP e não perca mais nenhum episódio:
olivertalk.com/lista/
——
📺 Loja de roupas de Romanini: bit.ly/2lAfTSp
——-
📺Canais Oliver: linktr.ee/olivertalk
📺Canais André Assi Barreto: http://linktr.ee/aassibarreto