fbpx

Clássicos #5: A morte de Ivan Ilitch, de Tolstói

a morte de ivan ilitch, a morte de ivan ilitch pdf, ivan ilitch, joranal Brasil Sem Medo, piotr ilitch tchaikovsky, tolstói, tolstói frases, tolstói livros

A Morte de Ivan Ilitch” é uma reflexão poderosa sobre a morte, o nosso denominador comum. Quando a morte se aproxima, a maior parte das pessoas a encaram como algo inaceitável e injusto, mesmo sendo a maior certeza de todas.

Ivan Ilitch, um funcionário público do sistema judiciário russo que acreditava ser um homem especial e comprometido com o papel que desempenhava, afinal, seguia as convenções sociais como acreditava ser o correto.

Era um homem que possuía um desejo e interesse descomunal na sua ascensão profissional e no status financeiro. No entanto, quando se depara com uma doença torturante e angustiante, os questionamentos sobre sua vida aparecem.

É como se nós, enquanto seres humanos, precisássemos de justificativas lógicas para aceitar a morte, algo que parece distante de nós, mas certo para os demais. Ivan Ilitch, o personagem principal desta novela de Tolstoi, viveu de um modo a se esquecer que a morte chega para todos e, às vezes, de maneira traiçoeira.

A indiferença para com o fim da vida, além da sua própria trajetória lhe custaram a seguinte conclusão, só revelada no leito da morte: a aflição de se saber mortal, ou ainda pior, de constatar ser o protagonista de uma vida sem sentido.

Stefani Onesko, Silvio Grimaldo, Luciano Oliver e André Assi Barreto apresentam e discutem uma das mais perfeitas novelas da literatura ocidental.

*Texto escrito por Stefani Onesko

Confira em detalhes ouvindo o podcast abaixo.

Capa feita por Romanini da Wake Up Imperium

Escute também no
Spotify |Deezer | Itunes

Escute os episódios anteriores da série:

Adquira já a quinta edição da revista Chronus. Nesta edição, temos um artigo exclusivo sobre Eric Voegelin :

“Nazistas e comunistas acreditavam ter descoberto a fórmula para a realização de uma ordem social perfeita. Os primeiros acreditavam nisso por meio da purificação racial; os segundos por meio da purificação de classe.”

Escrito pelo nosso colunista André Assi Barreto que também fez uma série de podcasts sobre o autor. Você pode conferir aqui. Além disso, há mais podcasts de Voegelin para os assinantes do OliverClub.

Na revista também está a bibliografia dos podcasts 39 ao 49. Contendo os livros, artigos, músicas e vídeos de todo o material que usamos.

Quem assina o OliverClub tem direito a revista mensal, pods exclusivos, aulas sobre a Vida Intelectual, nosso programa de formação cultural Teatro das Idéias, grupo no Telegram e muito mais.

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar.

Assine aqui.

📱 As 4 aulas sobre as raízes filosóficas do globalismo, as 5 aulas da Semana do Globalismo, a live de tira-dúvidas exclusiva para os alunos que acontecerá em novembro e 3 meses de OliverClub.

Compre por esse link: http://olivertalk.com/curso-globalismo/

📺 Assine e tenha acesso ao Teatro das Idéias, guia bibliográfico e o grupo do Telegram: OliverClub
——
📱 Podcast OliverTalk nas melhores plataformas: podlink.to/oliver
——
📺 Entre para nossa lista VIP e não perca mais nenhum episódio:
olivertalk.com/lista/
——
📺 Loja de roupas de Romanini: bit.ly/2lAfTSp
——-
📺Canais Oliver: linktr.ee/olivertalk
📺Canais André Assi Barreto: http://linktr.ee/aassibarreto

Deixe seu comentário

2 comentários

Você também vai gostar

Episódio 5