fbpx

TI #1: Morte e julgamento de Sócrates na Apologia e Critão

sócrates,sócrates filósofo,filosofia de socrates,sócrates filosofo grego,quem foi sócrates,frases sócrates,como filósofo sócrates morreu,a morte de sócrates,sócrates resumo,por que sócrates é considerado o patrono da filosofia,filosofia,apologia de sócrates,aula de filosofia sobre sócrates,sócrates filosofia,sócrates e os sofistas,filosofia grega,filosofia grega antiga,filosofia grega classica,platão,platão filosofia,Teatro das Idéias

A morte e o julgamento de Sócrates, retratados na Apologia e no Critão, certamente representam um dos principais momentos da história intelectual do Ocidente. Sócrates se movia pelas ruas de Atenas pondo em xeque o suposto conhecimento de sofistas, políticos e magistrados, questionando-os com saraivadas de “o que é”, “o que é”, refutando suas respostas e, invariavelmente, mostrando que não sabiam o que alegavam saber.

Então, o filósofo contestador que fora falsamente acusado de corruptor da juventude e ateu acaba condenado à morte por ingestão de cicuta.

Nesses diálogos escritos pelo jovem e entusiasta discípulo e aplicado aluno de Sócrates, Platão, podemos começar a ter contato com o estilo dialógico platônico, com o método filosófico socrático, comumente caracterizado como ironia e maiêutica.

Na Apologia, vemos Sócrates colocar suas acusações a prova e refutá-las por completo, fazendo uso de seu método, mas terminando “democraticamente” condenado e nos lembrando que “uma vida não-examinada não merece ser vivida“.

No Critão, somos apresentados às últimas horas de vida de Sócrates e como o filósofo se recusou a ser um fugitivo ou empregar outros tipos de truques para se livrar da sua condenação. É quando observamos que Sócrates levava seus princípios realmente às últimas consequências.

E assim, com estes dois curtos diálogos de um Platão jovem, conseguimos vislumbrar o que foi a morte e julgamento de Sócrates.

Assista o começo dos três primeiros episódios:

Não acaba por aí, a história é longa e conto para os assinantes do Teatros das Idéias . Assine e faça parte de nossa escola de formação cultural.

As aulas são quinzenais. Acontecem aos sábado às 11h. Fica gravada para quem não puder assistir.

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar. Assine o OliverClub aqui.

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 2