Será que a Filosofia perdeu toda a sua essência original pela busca da sabedoria e desceu ao mero nível de uma ferramenta para a revolução? No podcast de hoje da nossa série “Guia de Sobrevivência para Leituras“, abordamos a diferença entre Filosofia Antiga e Moderna.
Os primeiros livros de Filosofia da humanidade, como aponta Mortimer Adler, autor da obra Como Ler Livros, eram escritos para o público geral. Os filósofos esperavam que seus pares lessem e também pessoas inteligentes de qualquer área.
Com o passar do tempo, a filosofia virou uma profissão regulada pelo Estado e, sem demora, cargos, burocracias e diplomas vieram como consequência.
Antes, para ser filósofo, o sujeito precisava mostrar que possuía uma Filosofia própria. Nos dias atuais, basta ter um diploma. O que levanta discussões acaloradas sobre se um sujeito que apenas tem cultura filosófica pode ser considerado um Filósofo.
A partir de 1930, afirma Adler, muitas das questões que interessam as pessoas comuns como “O que é Deus?”, “O que é Justiça?”, “O que é a Verdade?” etc., foram abandonadas ou relegadas a um canto escuro pela Filosofia moderna.
Milhares de professores transformaram a Filosofia em apenas uma ferramenta para qualquer tipo de ideologia.
Além disso, os filósofos modernos começaram a escrever para outros filósofos somente. Assim como cientistas e matemáticos, que não estão interessados na opinião de ninguém, exceto de outros especialistas de suas respectivas áreas.
A consequência inevitável é uma profunda falta de interesse do publico pela Filosofia.
A Filosofia surgiu como amor a sabedoria. Contudo, essa busca não parece ser de grande interesse nos departamento filosóficos das Universidades.
Observe a vida de Sócrates: passou a vida inteira conversando nas praças de Atenas. Despertando mentes e criando inimigos. Foi julgado pela Grécia e condenado a morte. Viveu até o fim de sua vida numa como um exemplo da sua própria Filosofia.
Essas e outras questões sobre a diferença da Filosofia Antiga e Moderna foram abordadas no podcast abaixo.
Confira em detalhe e não deixe de comentar.
Capa feita por Romanini da Wake Up Imperium
Escute também no
Spotify |Deezer | Itunes
Escute os episódios anteriores da série:
Ouça também no YouTube:
Quer aprender mais e entender como funciona o mundo? Então assine o nosso programa cultural OliverClub.
Quem assina se torna aluno da nossa escola Teatro das Idéias quem estuda os livros clássicos mais importantes da história da humanidade.
Recebe também a nossa revista mensal Chronus, que contém a bibliografia de nossos podcasts e um artigo exclusivo sobre cultura.
Ainda tem a nossa série sobre a “Vida Intelectual” que te oferece ferramentas práticas para fazer você ficar mais inteligente.
E muito mais. Assine.

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar.
Assine aqui.
📱 As 4 aulas sobre as raízes filosóficas do globalismo, as 5 aulas da Semana do Globalismo, a live de tira-dúvidas exclusiva para os alunos que acontecerá em novembro e 3 meses de OliverClub.
Compre por esse link: http://olivertalk.com/curso-globalismo/
📺 Assine e tenha acesso ao Teatro das Idéias, guia bibliográfico e o grupo do Telegram: OliverClub
——
📱 Podcast OliverTalk nas melhores plataformas: podlink.to/oliver
——
📺 Entre para nossa lista VIP e não perca mais nenhum episódio:
olivertalk.com/lista/
——
📺 Loja de roupas de Romanini: bit.ly/2lAfTSp
——-
📺Canais Oliver: linktr.ee/olivertalk
📺Canais André Assi Barreto: http://linktr.ee/aassibarreto