Guia #13: O que é Filosofia e como ler – parte 4

filosofia, filosofia medieval, filosofia moderna, filosofia contemporânea, filosofia significado, filosofia politica, filosofia antiga, filosofia kantiana, filosofia da ciencia, filosofia da educação, filosofia grega, Filosofia, o que é filosofia, frases filosofia, frases de filosofia, o que è filosofia, o'que e filosofia, oque e filosofia, filosofia é uma ciencia, por que estudar filosofia, filosofia e ciencia, filosofia e religião

Um cientista responde às suas perguntas com pesquisas, experimentos ou testes com uma variada gama de fenômenos. E um filósofo?

Todo filósofo tem um método filosófico para responder as perguntas sobre a realidade.

O método é muitas vezes refletir e meditar sobre tal questão, pois há interrogações que não há o que fazer além de pensar. Não é possível testar numa máquina, como um cientista, o que é a amizade, Deus, Justiça, amor etc.

Porém, também não se trata de pura especulação: um pensamento sem substância distanciado da experiência e da observação acurada. O pensamento tem que passar por testes rigorosos de lógica.

A filosofia, segundo o autor da obra Como Ler LivrosMortimer Adler – se baseia na experiência comum que qualquer pessoa no mundo pode ter ou terá.

O que distingue uma pessoa comum de filósofos, aponta Adler, é que eles pensaram nisso extremamente bem; formularam questões mais incisivas e pertinentes, e deram-se ao trabalho de desenvolver respostas claras e cuidadosamente elaboradas.

Por isso que suas formulações e conclusões atravessam os séculos, pois são questões que continuam atualíssimas .

Na terceira parte do episódio “O que é Filosofia e como ler, da nossa série “Guia de Sobrevivência para Leituras“, abordaremos quais são os métodos e estilos filosóficos.

Platão estreou o estilo conhecido como “diálogo filosófico”: uma conversa coloquial com perguntas e comentários para ajudar a elucidar o problema. Ele ajudou as pessoas que participaram do dialogo e até mesmo as levou a descobrir as respostas por si mesmas.

Elaborando perguntas, Platão e Sócrates levantaram a maior parte das questões importantes que filósofos posteriores julgaram necessário discutir.

Aristóteles e Kant são os mais conhecidos pelo estilo de tratado filosófico. Eles formularam questões, discutiram o assunto de maneira meticulosa e responderam na medida do possível.

Santo Tomás de Aquino utilizou um estilo conhecido como confronto de objeções: propõe-se uma questão, enuncia uma resposta contrária (errada); enumera argumentos a favor da resposta errada; depois são rebatidos por texto de autoridade (Bíblia, por exemplo); por fim São Tomas apresenta a sua própria resposta.

A “Suma Teológica”, seu livro mais famoso, tem essa estrutura, pois na Idade Média os filósofos tinham que defender suas teses em disputas públicas e abertas, que muitas vezes eram acompanhadas por multidões de alunos e interessados.

O estilo aforístico ficou muito conhecido após Nietzsche usá-lo em em “Assim falou Zaratrusta”. Este estilo é muito agradável para quem tem inclinação poética, mas pode ser um problema para quem gosta mais de um argumento logicamente demonstrado e consistente.

O leitor, afirma Adler, tem que assumir boa parte da reflexão: fazer conexões entre afirmações, montar argumentos e defender sua posição.

Confira em detalhe e não deixe de comentar.

Capa feita por Romanini da Wake Up Imperium

Escute também no
Spotify |Deezer | Itunes

Escute os episódios anteriores da série:

Ouça também no YouTube:

Quer aprender mais e entender como funciona o mundo? Então assine o nosso programa cultural OliverClub.

Quem assina se torna aluno da nossa escola Teatro das Idéias quem estuda os livros clássicos mais importantes da história da humanidade.

Recebe também a nossa revista mensal Chronus, que contém a bibliografia de nossos podcasts e um artigo exclusivo sobre cultura.

Ainda tem a nossa série sobre a “Vida Intelectual” que te oferece ferramentas práticas para fazer você ficar mais inteligente.

E muito mais. Assine.

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar.

Assine aqui.

📱 As 4 aulas sobre as raízes filosóficas do globalismo, as 5 aulas da Semana do Globalismo, a live de tira-dúvidas exclusiva para os alunos que acontecerá em novembro e 3 meses de OliverClub.

Compre por esse link: http://olivertalk.com/curso-globalismo/

📺 Assine e tenha acesso ao Teatro das Idéias, guia bibliográfico e o grupo do Telegram: OliverClub
——
📱 Podcast OliverTalk nas melhores plataformas: podlink.to/oliver
——
📺 Entre para nossa lista VIP e não perca mais nenhum episódio:
olivertalk.com/lista/
——
📺 Loja de roupas de Romanini: bit.ly/2lAfTSp
——-
📺Canais Oliver: linktr.ee/olivertalk
📺Canais André Assi Barreto: http://linktr.ee/aassibarreto

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 13