fbpx

Chronus nº7: A verdadeira cultura negra

cultura negra, cultura negra no brasil, djamila ribeiro, lugar de fala djamila ribeiro, djamila ribeiro livros, djamila ribeiro livro,

A sétima edição da revista Chronus pretende discutir o que é a cultura negra e como ela é usada para justificar toda sorte de ideologias e ideólogos que acreditam ser os líderes e representantes daqueles que não são brancos.

Aproveitamos o dia da consciência negra para mostrar que alta cultura não tem cor. A única regra é que o aprendiz esteja de coração aberta para experimentar o melhor da experiência humana gravada em obras arte, música, livros e cinema.

Além disso, oferecemos as bibliografias dos episódios 61 ao 71 do podcast OliverTalk.

Chesterton e Lewis fazem presença com a discussão sobre o que é o amor. Eric Voegelin volta nesta edição para explicar o seu conceito de politica.

Segue o trecho inicial do artigo:

A verdadeira cultura negra

Nos dias atuais, percebe-se que a política tomou todas as esferas da vida individual. Antigamente, as discussões políticas ficavam restritas a políticos profissionais, jornalistas, ativistas e todo tipo de ofício que tinha alguma ligação com a política.

O povo limitava-se a discutir os caminhos da política quando estava na mesa de bar ou em períodos eleitorais.

Claro que sempre houve momentos de profunda indignação nacional, onde as massas saíam às ruas bradando por direitos ou pela ordem na política, como ocorreu em 1964.

Mesmo assim, o cidadão não queria ou imaginava que a política pudesse invadir outras áreas da sua vida. Porém, os intelectuais já pensavam nisso.

Os frankfurtianos, grupo de intelectuais marxistas foragidos nos EUA, resolveram ressignificar a velha ideia de luta de classes para além da esfera de confronto entre empregado e patrão.

Agora, a luta ocorreria nas casas, nas escolas, nas igrejas, nos bares e, portanto, entre pessoas. Mas para que tal tarefa fosse possível, só existiria um único meio para atingir qualquer ser vivente e este meio é a cultura.


—-

O objetivo da revista é oferecer aos ouvintes do OliverTalk todo o material que usamos nos podcasts. Assim o ouvinte não precisa ficar fazendo anotações enquanto escuta.

Nesta edição da Chronus tem a bibliografia dos episódios 61 ao 71. Na bibliografia tem livros, artigos, áudios e vídeos que usamos para fazer os podcasts dessa edição. São eles:

61: A disciplina dos memes é a nova inquisição;
6
2: Chesterton – Quem tem medo do passado, idealiza o futuro;
63: A loucura da paixão em Lewis e Chesterton;
64: Não seja imbecilizado pela escola. Eduque-se!;
65: As tias do zap são o terror da velha e da nova esquerda;
66: Quando a redpill funciona;
67: A Verdadeira Cultura Negra;
68: Desconstruindo Paulo Freire;
69: O Império Dos Analfabetos Funcionais;
70: Ouvindo Música Como Platão;
71: A Ciência Política De Eric Voegelin.

A revista está em formato PDF e funciona em qualquer celular, computador, tablet ou e-book. Basta fazer o download e aproveitar a leitura!

Ela contém links clicáveis para você ir direto ao item que te interessa e, além disso, contém notas de agradecimento e reflexão de Luciano Oliveira e André Assi.

Basta apenas assinar OliverClub:

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais
Assine já. Sete dias grátis para testar.

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar. Assine aqui:

📺 Assine e tenha acesso ao Teatro das Idéias, guia bibliográfico e o grupo do Telegram: OliverClub

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 3