fbpx

Guia #14: O que é Filosofia e como ler – parte 5

filosofia, filosofia medieval, filosofia moderna, filosofia contemporânea, filosofia significado, filosofia politica, filosofia antiga, filosofia kantiana, filosofia da ciencia, filosofia da educação, filosofia grega, Filosofia, o que é filosofia, frases filosofia, frases de filosofia, o que è filosofia, o'que e filosofia, oque e filosofia, filosofia é uma ciencia, por que estudar filosofia, filosofia e ciencia, filosofia e religião

A pergunta “como ler livros de Filosofia?” é aparentemente simples, porém, se a leitura for feita de maneira inadequada pode ser mais díficil entender o que os filósofos estão propondo do que a natureza de um ornitorrinco.

Chegamos ao último episódio sobre “O que é Filosofia e como ler”, da nossa série “Guia de Sobrevivência para Leituras“, abordaremos técnicas para ler livros de filosofia.

A leitura dos filósofos, segundo o autor da obra Como Ler LivrosMortimer Adler – deve ser feita a partir de alguns princípios que ajudam a descobrir qual é a pergunta que o filósofo está querendo responder.

Em primeiro lugar, deve se procurar qual é a questão principal que o filósofo está tentando responder em seu livro. Por exemplo, no livro “Ética a Nicômaco”, Aristóteles busca investigar o que seria a felicidade e porque todos os homens a buscam.

Adler vai chamar isso de princípio diretor, ou seja, qual é a linha de raciocínio que o filósofo está apresentando para resolver determinado problema.

A segunda dificuldade mais comum daqueles que abrem um livro de filosofia é ficar perdido no emaranhado de palavras e conceitos. Isto acontece porque os filósofos conversam entre si numa espécie de grande conversação.

Imagine que um sujeito chegou mais tarde na festa e, ao tentar se enturmar, não entende o que os participantes do local estão falando, pois a conversa começara horas antes do atrasado chegar. O sujeito terá que ficar em silêncio ou perguntar para alguém “o que diabos esse pessoal está conversando?”.

Por exemplo, Kant, em seus tratados, procura resolver ou discordar de certas respostas oferecidas por Platão e Aristóteles. Um leitor de primeira viagem pode ficar tão perdido como o mesmo sujeito que chegou mais tarde na festa.

Isto é normal no mundo da filosofia, pois o fato de haver discórdia, afirma Adler, sugere que um problema grande ainda não foi resolvido por mais que tenham passado dois mil anos.

Terceiro e último ponto trata da coerência interno dos filósofos. Isto é um problema sério e o de maior dificuldade.

A titulo de exemplo, Karl Marx mudou de pensamento ao longo de sua vida. Seus primeiros escritos não podem corresponder com suas ideias já mais maduro.

Se um leitor pretende definir qual é a posição de Sócrates sobre “o que é a Justiça”, será necessário averiguar todos os escritos que o filósofo grego discutiu essa questão.

Porém, um outro leitor pode averiguar o conceito de política ao longo dos séculos, o que incorreria em investigar o que os filósofos de todas as eras discutiram a respeito disso.

Esta prática é necessária caso alguém queira emitir uma opinião com embasamento sobre determinado assunto. Não é a toa que muitos demoram anos investigando uma pergunta filosófica.

Há um processo natural de evolução e aperfeiçoamento do pensamento.

Por fim, vale a pena acrescentar que os filósofos tentam elaborar suas perguntas e respostas a partir da experiência comum que todos os homens e mulheres já tiveram alguma vez nesta terra:

“O filósofo não trabalha em laboratórios, não faz pesquisa em campo. O filósofo pede apenas que você use seu bom-senso e suas observações diárias do mundo que vive”, diz Mortimer Adler.

Confira em detalhe e não deixe de comentar.

Capa feita por Romanini da Wake Up Imperium

Escute também no
Spotify |Deezer | Itunes

Escute os episódios anteriores da série:

Ouça também no YouTube:

Quer aprender mais e entender como funciona o mundo? Então assine o nosso programa cultural OliverClub.

Quem assina se torna aluno da nossa escola Teatro das Idéias quem estuda os livros clássicos mais importantes da história da humanidade.

Recebe também a nossa revista mensal Chronus, que contém a bibliografia de nossos podcasts e um artigo exclusivo sobre cultura.

Ainda tem a nossa série sobre a “Vida Intelectual” que te oferece ferramentas práticas para fazer você ficar mais inteligente.

E muito mais. Assine.

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar.

Assine aqui.

📱 As 4 aulas sobre as raízes filosóficas do globalismo, as 5 aulas da Semana do Globalismo, a live de tira-dúvidas exclusiva para os alunos que acontecerá em novembro e 3 meses de OliverClub.

Compre por esse link: http://olivertalk.com/curso-globalismo/

📺 Assine e tenha acesso ao Teatro das Idéias, guia bibliográfico e o grupo do Telegram: OliverClub
——
📱 Podcast OliverTalk nas melhores plataformas: podlink.to/oliver
——
📺 Entre para nossa lista VIP e não perca mais nenhum episódio:
olivertalk.com/lista/
——
📺 Loja de roupas de Romanini: bit.ly/2lAfTSp
——-
📺Canais Oliver: linktr.ee/olivertalk
📺Canais André Assi Barreto: http://linktr.ee/aassibarreto

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 14