fbpx

TI #3: Ética a Nicomâco de Aristóteles

educação,filosofia,Olivertalk,aristóteles,quem foi aristóteles,frases de aristóteles,etica a nicomaco

A felicidade é o tema discutido no primeiro livro da Ética a Nicômaco de Aristóteles.

Este é um assunto de interesse universal e atemporal, pois todos os homens de todos lugares e épocas desejam ser felizes e buscam algum meio para atingir este objetivo.

Na busca pela felicidade, depositamos nossas esperanças em prazeres ou riquezas para alcançá-la, porém, mesmo quando os obtemos, são incapazes de preencher a alma.

Isso faz com que o sujeito busque mais prazer e bens externos.

A riqueza e os prazeres, segundo o filósofo, são bens que devem ser usados de maneira limitada, pois se utilizados em excesso podem corromper a alma.

O dinheiro pode trazer uma vida confortável, mas caso não seja usado com temperança, pode transformar a pessoa em um escravo da riqueza.

Por isso, Aristóteles aponta que a felicidade é o único bem que quando alcançado o homem repousa: preenche o vazio.

A felicidade também não é um sentimento como a alegria ou a tristeza.

A vida é cheia de momentos de alegria e tristeza, mas se a felicidade é a totalidade dos bens, ela não pode ser encontrada em um momento bom, nem mesmo em muitos deles, mas apenas em toda uma vida boa.

A felicidade surge com a prática da excelência que em grego quer dizer “bom hábito”. Em latim, excelência significa virtude.

As virtudes que Aristóteles numera são: temperança, sabedoria; prudência; justiça; fortaleza; coragem; liberalidade; magnificência; magnanimidade.

A Felicidade é a soma de todas as virtudes. Quem pratica a virtude, pode até ficar triste, mais jamais deixará de ser feliz.

Este, em resumo, é o significado de felicidade que Aristóteles nos apresenta.

A busca pela felicidade leva uma vida inteira e somente quando a corrida é disputada podemos olhar para trás e dizer se foi bem disputada ou não.

O primeiro livro da Ética a Nicômaco propõe os padrões pelos quais podemos julgar se temos ou não a felicidade.

Não acaba por aí, a história é longa e conto para os assinantes do Teatros das Idéias . Assine e faça parte de nossa escola de formação cultural.

As aulas são quinzenais. Acontecem aos sábado às 11h. Fica gravada para quem não puder assistir.

Assista uma prévia da aula:

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar. Assine o OliverClub aqui.

Deixe seu comentário

1 comentário

Você também vai gostar

Episódio 4