TI #4: A Política de Aristóteles e o homem como Animal Político

animal político, aristóteles, aristóteles política, ciência política, escravidão, estado

A Política de Aristóteles e o homem como Animal Político (zoon politikon), esse é o tema de mais uma aula do Teatro das Ideias. Conforme a orientação programática oferecida pelo pedagogo e filósofo Mortimer Adler, tratamos e discutimos aqui do livro I do clássico aristotélico Política.

Na obra, o grande filósofo grego traz sua concepção sobre a origem do estado (polis), aplicando o que chama de “método genético” na sua investigação, isto é, considerando o estado como um organismo vivo, composto de partes e que passa por certo desenvolvimento.

Para Aristóteles, o estado surge da necessidade humana natural de se organizar em direção ao bem-estar. A primeira unidade é a família, composta de homem e mulher e visando a procriação. Depois, formam-se vilarejos e mais vilarejos, até que haja alguma autossuficiência. Toda essa estrutura acaba por formar o estado e é dos melhores interesses do homem que ela seja preservada.

E tudo isso é natural, ou seja, não depende exatamente e inteiramente da vontade humana, o homem tende naturalmente a se organizar em torno do estado. O conceito de “natural” é extremamente importante para Aristóteles e quer dizer, entre outras coisas, o oposto do que é “artificial”, ou seja, arte, resultado de deliberação humana.

Por fim, é ainda no livro I da Política que Aristóteles faz outra afirmação ruidosa para ouvidos modernos: a escravidão é natural, alguns homens nascem para ser senhores e outros para ser escravos.

Ainda, Aristóteles traz algumas reflexões econômicas na Política, mas o que ele diz exatamente sobre elas você confere diretamente na aula.

Não acaba por aí, a história é longa e conto para os assinantes do Teatros das Idéias. Assine e faça parte de nossa escola de formação cultural.

As aulas são quinzenais. Acontecem aos sábado às 11h. Fica gravada para quem não puder assistir.

Assista a aula:

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar. Assine o OliverClub aqui.

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 5