TI #5: Licurgo, o legislador de Esparta por Plutarco

Esparta,espartanos,Rei Leonidas,300 de esparta,licurgo,plutarco

O historiador grego Plutarco, que viveu aproximadamente no século 1 antes de Cristo, escreveu a magnifica obra Vidas Paralelas, que foi responsável pelas principais informações sobre as civilizações grega e romana da Antiguidade.

A obra reúne o perfil comparado de 46 gregos e romanos e é formada por heróis, figuras míticas, cidadãos exemplares e estadistas.

Teremos quatro aulas sobre quatro figuras da antiguidade biografadas por Plutarco, para entendermos o mundo antigo. São elas: Licurgo, Numa, Júlio César e Alexandre, O Grande.

Na aula de hoje tratamos de Licurgo, legislador de Esparta. Esse personagem é muito importante para a nossa lista e também para a história do mundo.

Licurgo vai representar as virtudes que ensinamos nos livros Ética a Nicômaco e Política de Aristóteles. Essa ênfase é importante, pois Plutarco era grego de nascimento e conhecia a filosofia de Aristóteles e Platão.

Em outras palavras, é uma aplicação direta dos livros que lemos conforme a lista do Teatro das Idéias.

A obra Vidas Paralelas, segundo Mortimer Adler, autor de Como Ler Livros, é uma obra moral. A despeito de ser um livro histórico, Plutarco vai destacar os atos virtuosos de seus biografados.

Licurgo foi um personagem que viveu aproximadamente 700 anos antes de Cristo. Seu reinado foi marcado por várias mudanças que lembramos e conhecemos até hoje.

Plutarco conta que as cidades gregas da época viviam entre o poder tirano dos reis ou uma revolta violenta do povo contra os seus monarcas.

Para resolver isso, Licurgo institui um poder mediador entre o povo e o rei: o Senado.

A ideia de Senado parece ser simples para nós, que já recebemos todas ideias prontas, mas para Esparta e para o mundo antigo foi algo inédito e totalmente inovador.

A intenção de Licurgo, segundo Plutarco, era ensinar o povo a ser virtuoso e, para isso, implantou várias leis que visavam afastar a inveja, a cobiça e a preguiça, por exemplo.

Não acaba por aí, a história é longa e conto para os assinantes do Teatros das Idéias. Assine e faça parte de nossa escola de formação cultural.

Assista o começo da aula:

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar. Assine o OliverClub aqui.

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 6