fbpx

#OR1: Rousseau, o contrato antissocial e o mau selvagem

bom selvagem, contrato social, jean-jacques rousseau, o contrato social, rousseau

Chegamos ao primeiro episódio da série Os Revolucionários! O personagem da vez é o filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), autor de obras como Emílio, Contrato Social e Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens e como defendemos aqui e no podcast, o verdadeiro “pai da esquerda”.

Rousseau, em suas obras, bradou contra a propriedade privada, dizendo que ela é a origem e causa dos conflitos da sociedade civil; dizia que a sociedade corrompe o homem e o conduz ao crime, por exemplo, e não nenhum tipo de falha inerente à natureza humana, acreditava que o Estado deve ter o monopólio da educação e também acreditava na “vontade geral” como governante da política, se rendendo a um democratismo igualitário.

Além das ideias tão influentes e presentes no pensamento da esquerda revolucionária, inclusive nos dias de hoje, Paul Johnson, que nos forneceu as bases para o episódio, não deixa escapar que Rousseau era uma contradição ambulante: amava a humanidade, mas era egoísta e ingrato com todos ao seu redor, teorizou sobre a educação, mas não educou os próprios filhos, mesmo seus contemporâneos o tinham em péssima conta: Diderot, com quem conviveu durante muito tempo, considerou-o um “patife, vão como Satã, ingrato, cruel, hipócrita e cheio de malícia”. Para Voltaire, outro contemporâneo, Rousseau era “um monstro de vaidade e vileza”.

A tradição do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” parece ter sito o princípio motor dos intelectuais modernos e Rousseau não é exceção, aliás, é ótimo exemplo.

Ouça todos os detalhes no episódio piloto da série.

Romanini da Wake Up Imperium

Escute também no
Spotify |Deezer | Itunes

Escute os episódios anteriores da série:

Ouça também no YouTube:

Quer aprender mais e entender como funciona o mundo? Então assine o nosso programa cultural OliverClub.

Quem assina se torna aluno da nossa escola Teatro das Idéias quem estuda os livros clássicos mais importantes da história da humanidade.

Recebe também a nossa revista mensal Chronus, que contém a bibliografia de nossos podcasts e um artigo exclusivo sobre cultura.

Ainda tem a nossa série sobre a “Vida Intelectual” que te oferece ferramentas práticas para fazer você ficar mais inteligente.

E muito mais. Assine.

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar.

Assine aqui.

📱 As 4 aulas sobre as raízes filosóficas do globalismo, as 5 aulas da Semana do Globalismo, a live de tira-dúvidas exclusiva para os alunos que acontecerá em novembro e 3 meses de OliverClub.

Compre por esse link: http://olivertalk.com/curso-globalismo/

📺 Assine e tenha acesso ao Teatro das Idéias, guia bibliográfico e o grupo do Telegram: OliverClub
——
📱 Podcast OliverTalk nas melhores plataformas: podlink.to/oliver
——
📺 Entre para nossa lista VIP e não perca mais nenhum episódio:
olivertalk.com/lista/
——
📺 Loja de roupas de Romanini: bit.ly/2lAfTSp
——-
📺Canais Oliver: linktr.ee/olivertalk
📺Canais André Assi Barreto: http://linktr.ee/aassibarreto

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 2