Nessa série analisamos livros esquerdistas e o livro da vez é um caso peculiar, se trata do “Um paciente chamado Brasil” do ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta, político de carreira do partido Democratas e que se tornou ministro graças a Onyx Lorenzoni, do mesmo partido.

A frase que dá título ao livro, segundo Mandetta, vem do pai – também médico – que diz que paciente não se abandona, então Mandetta, justamente por isso, não pediu para sair do ministério, mas esperou a decisão do presidente em demiti-lo.

Mandetta e seu livro vieram para essa série porque o ministro acabou se tornando símbolo do se batizou nas redes como “pandeminion”. Num momento de desconhecimento geral sobre a natureza e atuação do vírus, Mandetta foi partidário do isolamento radical e do rechace de medicamentos indicados a algum tipo de tratamento precoce.

Quem espera que o livro traga grandes “informações de bastidor” irá se decepcionar, elas existem no livro, mas são bem pouco interessantes – as mais interessantes, provavelmente, não podem ser publicadas porque deixariam o próprio Mandetta exposto.

Uma linha de interesse contida no livro é a questão do “protagonismo”, logo que a crise se consolidou, as coletivas de imprensa de Mandetta e sua equipe se tonaram shows de propaganda e marketing, do ministério e dele próprio. O ex-ministro não nega que quis assumir esse “protagonismo”, criado graças a seus poderes de hábil encantador de serpentes.


Analisamos tudo isso no podcast abaixo. Antes de ouvir, não esqueça de tomar o Dramin:

Escute também no
Spotify |Deezer | Itunes

Ouça os episódios anteriores da série:

Assista também no YouTube:

Quer aprender mais e entender como funciona o mundo? Então assine o nosso programa cultural OliverClub.

Quem assina se torna aluno da nossa escola Teatro das Idéias quem estuda os livros clássicos mais importantes da história da humanidade.

Recebe também a nossa revista mensal Chronus, que contém a bibliografia de nossos podcasts e um artigo exclusivo sobre cultura.

Ainda tem a nossa série sobre a “Vida Intelectual” que te oferece ferramentas práticas para fazer você ficar mais inteligente.

E muito mais. Assine.

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

📺 Assine e tenha acesso ao Teatro das Idéias, guia bibliográfico e o grupo do Telegram: OliverClub
——
📱 Podcast OliverTalk nas melhores plataformas: podlink.to/oliver
——
📺 Entre para nossa lista VIP e não perca mais nenhum episódio:
olivertalk.com/lista/
——
📺 Loja de roupas de Romanini: bit.ly/2lAfTSp
——-
📺Canais Oliver: linktr.ee/olivertalk
📺Canais André Assi Barreto: http://linktr.ee/aassibarreto

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 56