VI #9: O espírito do trabalho intelectual

sertillanges,sertillanges a vida intelectual,a vida intelectual,A vida intelectual,antonin sertillanges,a.-d. sertillanges

Qual deve ser o espírito do trabalho que deve guiar a vida intelectual? É o que ensina Sertillanges no sexto capítulo de A Vida Intelectual. Poderíamos listar a resposta, de forma sucinta, da seguinte maneira:

  • seja zeloso;
  • supere a indolência;
  • adquira concentração;
  • mantenha-se submisso à verdade;
  • amplie se horizonte com o conhecimento adquirido;
  • conserve um senso de mistério.

Sertillanges afirma, portanto, que devemos nutrir respeito pelo trabalho intelectual, pelo menos se o que se deseja é ter uma vida intelectual plena e verdadeira. E isso envolve tratar seus estudos com zelo, isto é, cuidado e organização. Superar a preguiça e a famigerada procrastinação. Concentra-se, o que é particularmente difícil para nós, pós-modernos, pois além das distrações naturais de todo ser humano, temos a TV, a internet, as redes sociais, os canais de streaming e por aí a fora. Ter sempre como régua universal a busca pela verdade, tudo deve ser sacrificado em nome da busca pela verdade, jamais nossas ideias pré-concebidas ou ideologias.

Devemos fazer com que novos conhecimentos adquiridos sempre sirvam como ampliadores de nossos horizontes de consciência, se nada acrescentam pouco servem e, por fim, devemos manter a ciência de que jamais esgotaremos o conhecimento humano por completo, mantendo viva a sentença socrática “só sei que nada sei”, esse deve ser o espírito do trabalho que dirige nossas vidas intelectuais.

Abaixo encontra-se uma prévia da aula, para vê-la completa, basta assinar o OliverClub. Vá rápido, pois o tempo é a única coisa que não volta.



Mas como fazer isso? Ah, o conteúdo continua em vídeo para os assinantes do OliverClub.

Assine e faça parte de nossa escola de formação cultural.

As aulas sobre a vida intelectual são mensais. Ficam gravadas para quem não puder assistir.

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar. Assine o OliverClub aqui.

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 6