TI #5: Numa, segundo rei de Roma

numa pompilio

Numa, que viveu entre 717 e 673 a. C. foi uma das mais importantes reis de Roma, antes da cidade virar uma república e depois um império.

Após a morte do primeiro rei de Roma, Romúlo, os romanos e sabinos se reuniram para achar um rei digno para a cidade.

Numa foi escolhido como monarca por causa de suas virtudes: homem paciente, sábio, dedicado aos estudos e a religião.

No primeiro momento, ele recusou a posse, pois via uma incoerência entre sua personalidade pacífica e a alma bélica dos romanos, mas foi convencido a não negar tal oferta, pois é um privilégio ser escolhido como rei e não nascer como um.

Durante seu reinado, os romanos viveram em paz e se dedicaram aos estudos, as artes, a filosofia e as belas letras como nos relata Plutarco.

Numa também foi um dos responsáveis pela modificação do calendário. Naquela época, era comum os povos terem calendário com apenas um, dois ou quatro meses equivalendo a um ano.

Plutarco também nos relata que os pitagorianos que viviam em Roma, já sabiam que a terra girava ao redor do sol.

Numa representará alguma das virtudes que ensinamos nos livros Ética a Nicômaco e Política de Aristóteles. Plutarco justamente enfatiza isso, pois era conhecedor da filosofia de Aristóteles e Platão.

Em outras palavras, é uma aplicação direta dos livros que estamos lendo e estudando no Teatro das Idéias.

A obra Vidas Paralelas, segundo Mortimer Adler, autor de Como Ler Livros, é uma obra moral. A despeito de ser um livro histórico, Plutarco vai destacar os atos virtuosos de seus biografados.

Não acaba por aí, a história é longa e conto para os assinantes do Teatro das Idéias. Assine e faça parte de nossa escola de formação cultural.

Assista o começo da aula:

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar. Assine o OliverClub aqui.

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 7