fbpx

VI #14: o trabalho criador: escrever – parte II

sertillanges,sertillanges a vida intelectual,ortega,ortega y gasset

Após a jornada rumo a compreensão do que é e como alimentar uma vida intelectual, considerando as regras de Sertillanges, finalmente chegamos em uma das partes mais importantes e ativas do processo: o ato de escrever. É o que ensina Sertillanges no oitavo capítulo de A Vida Intelectual.

O ato de escrever se torna inevitável para quem quer cultivar a vida intelectual e costuma ser encarado como um dos mais difíceis e que mais demoram a começar. Mas começar é essencial e Sertillanges aponta para esse fato remontando a Aristóteles. “O começo é mais que metade duma coisa”, dizia o Estagirita.

Devemos escrever emulando alguém? Um mestre? Grandes autores? Embora Sertillanges tenha recomendado, evidentemente, a leitura dos clássicos, dos gigantes, ele também recomenda que cada um desenvolva sua própria escrita, sem se preocupar excessivamente com o desenvolvimento de um “estilo”, outro tópico comum quando se discute a arte de escrever. “Nunca se deve escrever “à maneira de…”, nos diz Sertillanges.

Por fim, o ato de escrever, bem como a vida intelectual como um todo, deve ter em vista as três virtudes a seguir: constância, paciência e perseverança. Não se vira intelectual do dia para a noite, tampouco iniciando diversas atividades e jamais terminando-as, é isso que o padre Sertillanges enfatiza nessa parte da sua obra.

Abaixo encontra-se uma prévia da aula, para vê-la completa, basta assinar o OliverClub. Vá rápido, pois o tempo é a única coisa que não volta.



Mas como fazer isso? Ah, o conteúdo continua em vídeo para os assinantes do OliverClub.

Assine e faça parte de nossa escola de formação cultural.

As aulas sobre a vida intelectual são mensais. Ficam gravadas para quem não puder assistir.

Revista Chronus, Teatro das Idéias, Telegram, Vida Intelectual, Grupo no Telegram e muito mais

Tudo isso por apenas R$ 29,90 por mês. Menos de um real por dia. Ainda tem 7 dias grátis para testar. Assine o OliverClub aqui.

Deixe seu comentário

Você também vai gostar

Episódio 11