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Regra 11: Não Incomode as Crianças Quando Elas Estão Andando de Skate

By 3 de janeiro de 2025No Comments

A Regra 11 do livro 12 Regras para a Vida: Um Antídoto para o Caos, de Jordan Peterson, possui um dos títulos mais intrigantes e simbólicos de toda a obra. A despeito de parecer uma orientação literal, o significado vai muito além disso.

Peterson utiliza a imagem das crianças andando de skate como uma metáfora para discutir temas profundos como liberdade, ordem, hierarquia, ideologia e o impacto da intervenção excessiva em nossas vidas e na sociedade.

A Origem da Regra: A Observação de um Fenômeno Social

Jordan Peterson abre o capítulo compartilhando uma experiência pessoal. Em sua cidade, ele observava jovens andando de skate em locais públicos, utilizando estruturas de concreto para realizar manobras.

Em determinado momento, essas estruturas foram alteradas pela administração local, que instalou barreiras para impedir o uso dos espaços pelos skatistas.

A intenção era provavelmente evitar aglomerações ou o que consideravam “bagunça”.

Porém, Peterson destaca que a proibição resultou em algo mais profundo: a supressão de uma expressão natural de liberdade, exploração e crescimento.

Para ele, essas intervenções são um reflexo de um problema maior: a imposição de ideologias e regras que desconsideram a realidade e as necessidades humanas fundamentais.

A Metáfora do Skate e a Importância da Liberdade

O ato de andar de skate é simbolicamente importante porque representa a busca por limites, o enfrentamento de riscos e o aprendizado que vem do fracasso.

As crianças que andam de skate estão, em essência, aprendendo a lidar com o mundo de forma autônoma. Elas estão descobrindo seus próprios limites e desenvolvendo habilidades únicas.

Interromper esse processo natural significa privá-las de oportunidades essenciais para seu crescimento.

Peterson argumenta que, na tentativa de criar um ambiente completamente seguro e controlado, podemos acabar sufocando o desenvolvimento da coragem, da confiança e da competência.

Ele critica a tendência moderna de eliminar todos os riscos da vida cotidiana, lembrando que o enfrentamento do perigo é uma parte essencial do crescimento humano.

A Ideologia Sobrepondo-se à Realidade

Um dos pontos centrais dessa regra é a crítica às ideologias que se sobrepõem à realidade. Peterson descreve como muitas decisões são tomadas com base em ideias preconcebidas e abstratas, desconsiderando as especificidades das situações reais.

Ele utiliza o exemplo dos “juízes da humanidade”, aqueles que acreditam ter uma compreensão superior e que tentam impor suas soluções para problemas complexos.

Ele cita exemplos de ideólogos que defendem ideias como a restrição da natalidade ou a imposição de regras drásticas de comportamento. Esses “planejadores centrais”, segundo Peterson, muitas vezes ignoram as consequências negativas de suas ações, acreditando que estão agindo pelo bem maior.

Hierarquias e a Busca por Competência

Outro tema importante abordado na Regra 11 é a questão das hierarquias. Peterson defende que as hierarquias são inevitáveis em qualquer sociedade e que elas desempenham um papel crucial na busca por competência e significado.

Ele explica que a busca por objetivos valiosos inevitavelmente cria diferenças entre vencedores e perdedores, mas que isso é parte da realidade humana.

A igualdade absoluta de resultados, frequentemente promovida por ideologias radicais, exige o sacrifício do valor e do significado. Para Peterson, uma sociedade que tenta eliminar todas as diferenças é uma sociedade que elimina também a motivação para o progresso e o crescimento individual.

A Crítica aos Ideólogos

Peterson dedica um trecho significativo do capítulo à crítica de ideologias específicas, como o marxismo, o feminismo radical e o relativismo pós-moderno. Ele aponta que essas ideologias frequentemente ignoram fatos, promovem dissonância cognitiva e levam a resultados desastrosos para indivíduos e para a sociedade como um todo.

Por exemplo, ele argumenta que o feminismo radical, ao vilipendiar virtudes tradicionalmente masculinas, prejudica tanto homens quanto mulheres. Ele sugere que, ao tentar eliminar diferenças naturais entre os gêneros, essas ideologias criam confusão e dificultam os relacionamentos, levando a um “jogo de perdas” para todos.

Conexão com a Regra 10: Observando a Realidade com Clareza

A Regra 11 conecta-se diretamente à Regra 10, que aborda a importância de ser preciso no que dizemos. Ambas destacam a necessidade de observar a realidade de forma clara e de evitar intervenções que ignorem os fatos.

Enquanto a Regra 10 foca na precisão da linguagem e na busca pela verdade para evitar o autoengano, a Regra 11 nos alerta contra as consequências de impor ideologias que desconsideram a realidade.

Juntas, essas regras reforçam o caráter coeso da obra de Peterson, propondo que a clareza na percepção e na comunicação são indispensáveis para navegar o caos da vida.

Seja na maneira como descrevemos nossas experiências ou na forma como interagimos com o mundo ao nosso redor, ambas as regras sublinham a importância de agir com autenticidade e respeito pela ordem natural das coisas.

Aplicando a Regra na Vida Cotidiana

No nível prático, a Regra 11 nos convida a refletir sobre a maneira como lidamos com nossas próprias vidas e com as dos outros.

Peterson enfatiza que devemos evitar a tentação de controlar excessivamente os outros e focar em organizar nossas próprias vidas. Isso inclui revisitar nossas ideias, reconhecer nossos erros e buscar o crescimento pessoal com humildade.

Ele também destaca a importância de respeitar as escolhas alheias e permitir que os outros aprendam com seus próprios erros. Assim como as crianças andando de skate, todos precisam de espaço para experimentar, falhar e crescer.

Conclusão: O Equilíbrio entre Ordem e Liberdade

A Regra 11 é um lembrete poderoso de que o crescimento humano depende de um delicado equilíbrio entre ordem e liberdade.

Embora a segurança seja importante, ela não pode ser alcançada à custa da liberdade individual e da exploração criativa. Respeitar esse equilíbrio é essencial para que possamos construir uma sociedade em que todos tenham a oportunidade de crescer e prosperar.

Portanto, não incomode as crianças quando elas estão andando de skate. Elas estão aprendendo lições valiosas sobre a vida – lições que nós também podemos aprender ao observar e respeitar sua liberdade.

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