Pílula #3: “Seja amigo de pessoas que queiram o melhor para você”

Essa regra é uma regra menos introspectiva que as regras 1 e 2 e que
pode levantar uma interessante discussão sobre amizade.

A empreitada em busca de uma vida ordenada implica na escolha dos amigos certos. Peterson usa da sua experiência pessoal para ilustrar a questão.

Fala dos objetivos de vida de seus amigos de sua cidade natal, de como alguns tinham objetivos tacanhos e de outros que se confinaram ao uso da maconha e como pessoas assim mais cedo ou mais tarde precisam sair do nosso círculo de amizade, pois possuem outros objetivos de vida.

Aproveitei para discutir dois conceitos de amizade: o tomista, expresso no popularizado lema “idem velle, idem nolle” e o grego, que estabelece uma relação entre amizade e falta.

Enquanto Aquino fala que o amigo é aquele que rejeita as mesmas coisas que você e que ama as mesmas coisas que você, o conceito grego – me parece – ir numa outra direção: você escolhe amigos que possuam coisas que faltam em você, de modo que eles sejam um preenchimento dessa ausência.

Para os gregos amar era sempre isso: amar o que não se tem, o que se sente falta. E a amizade é uma forma de amor. Ambas as reflexões são válidas e possíveis se a recomendação for escolher os amigos corretamente, como é nessa regra 3.

Peterson guarda uma considerável parte desse capítulo a tratar justamente daquelas pessoas que não querem o melhor para nós e, portanto, devem sair do nosso círculo de amizades.

Mas essas pessoas sem objetivos nobres, nós não temos um dever moral com elas?

Apenas caso queiram sair dessa situação, o que nem sempre é o caso.

Para saber mais sobre o assunto, te deixo de brinde o último podcast remasterizado sobre Peterson. Uma recompensa pela sua persistência.

Agora que você chegou na última pílula, saiba que te ofereci um pouco do que pode encontrar comprando o curso “A Filosofia por trás de Jordan Peterson“.

Vai ganhar todos os podcasts remasterizados, mais a pílula final que está no nosso ebook.

Quem acompanhou as pílulas tem 5% de desconto caso compre via a boleto. Você está comprando na promoção, e estou te oferecendo mais esse desconto. Uma recompensa pelo seu esforço até aqui.

Não se esqueça: teremos uma live na quinta sobre o novo livro de Peterson para quem comprou o curso ou já tem.

Te espero no curso.

Forte abraço,
André Assi.